Ad Code

Responsive Advertisement

Uma pequena vitória simbólica



Talvez você que leia o blog da Hardmetal Brasil assista alguma coisa na MTV Brasil.

Talvez você que leia o blog da Hardmetal Brasil não esteja dando a mínima para a emissora.

Mas o que eu não posso deixar de contar para você é que, há alguns dias atrás, foi iniciado uma maratona pelos amigos do @Tarja_Brasil em prol de colocar o clipe da cantora -Until My Last Breath- no programa Top10MTV, fato que gerou uma mobilização super bacana por parte dos fãs, que convocaram votantes até mesmo em fã clubes ou com amigos do estrangeiro.

Depois disso descobri o @caosnamtv, uma espécie de projeto para promover clipes de rock pesado e heavy metal na programação. Válido. Esse perfil no Twitter conta com até então 502 seguidores. Toda a história me fez pensar a respeito da relação entre a emissora e estilos menos queridos pela maioria. Existe sim na programação um programa conhecido por Lab Metalblog, mas que constantemente cede espaço às vertentes do heavy metal. Não tenho nada contra, mas o fato é que, o gênero não se resume apenas a isso. Ou então, tive a oportunidade de assistir Labs mais tr00 onde tive a oportunidade de conferir por exemplo, um pouco mais de classic ou hard rock.

Em vezes isoladas pude assistir clipes de bandas como Metallica, Tool, Doro, ou até mesmo a brasileira MindFlow, mas são os casos que a minha memória consegue recordar. Paramos por aqui..

..para voltar por aqui. Todo essa panorama sofreu pequenas mudanças durante a semana na qual estamos, com a aparição do underground, mas também amplamente conhecido H.I.M., tendo o clipe de Scared to Death (parte do novo cd, Screamworks: Love in Theory and Practice) exibido. Entretanto, o auge de tudo e motivação para esse post acontece na quarta-feira, 1 de dezembro de 2010. Após quase toda a exibição do programa pairava uma dúvida sobre quem seria o clipe mais votado do dia, e era ela. Tarja.

Nota: a dose dupla ironicamente aconteceu hoje, quando pude retomar o post para terminar o texto.

Fiquei encantada esse momento, aparentemente tão simples. Para uma emissora que ajuda a promover a música banalização da música em boa parte do tempo, ver a cantora ali, na minha tv, foi interessante. Primeiramente, porque acompanhei todo o processo que a levou de colocações intermediárias até o "topo". Até fiz uma pausa na segunda-feira para registrar alguns votos, quando a semana de provas finais do meu período da faculdade ainda estava começando.

Em segundo lugar, porque existem aqueles que não darão tanto crédito a isso. Com o avanço extremamente rápido da internet, é fácil e mais rotineiro optar por assistir ao seu clipe favorito diretamente no computador. Mas aquela mágica old school de sentar-se frente à tv e aguardar pelo mesmo vídeo, podendo ser completo ou não (dependendo da colocação dele no programa, método adotado por programas feito Clipe Mania), a mobilização para colocá-lo mais em evidência.. É todo um processo de divulgação muito bom. Se vai surtir o efeito desejado, não se sabe. Mas está sendo feito, é o que importa.

Isso é o que eu chamo de uma pequena vitória simbólica. Não é nada que irá mudar a história da música, mas já aplaudo a quebra da rotina com um aparecimento da cantora, tão conhecida, querida e odiada, mas com tão pouco espaço na mídia verde-amarela atual. Parabéns aos votantes e apoiadores "disso". Idéia válida em 101%. Quem já votou, continue votando. Quem não votou, comece. Se a emissora quer bombardear você com música de qualidade X ou Y, escolha ao menos que qualidade será.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement