Essa notícia tem um mix de tristeza, nostalgia e talvez de esperança com o futuro: a Ubisoft anunciou através de seu CEO, Yves Guillemot, que a partir de 2015 a empresa não lançará mais games para as plataformas da antiga geração. Em outras palavras, Playstation 3 e Xbox 360 não receberão novos games.
Diz-se que a medida se deve ao fato dos jogadores estarem migrando para a nova geração muito rapidamente, mas eu fico pensando se parte disso não é incentivado por uma espécie de terror psicológico baseado na velha obsolência programada, fazendo um produto durar não o que ele poderia durar, mas o que é mais conveniente durar.
Esse trecho dessa entrevista de Shuhei Yoshida, presidente da Sony, para o site Eurogamer fala sobre o espanto da empresa com as vendas tão rápidas do novo Playstation, o que pode nos ajudar a clarear um pouco das ideias:
É um pouco além da nossa imaginação. Estamos tão felizes. Mas eu pelo menos estou um pouco nervoso, porque não entendemos completamente o que está acontecendo. Você precisa entender por que seus produtos estão vendendo bem para que você possa planejar o futuro, certo? Ele (o PS4) desafiou o pensamento convencional. Quando você vê os novos jogos saindo e sendo anunciados na E3 e na Gamescom, eu acho que há uma razão boa o suficiente para um jogador acreditar que isto é algo que vale a pena investir.
Hm, são palavras pra se pensar. Certamente há bastante hype, pois muitas pessoas só compraram o PS4 porque era a coisa descolada a se fazer. O processo tem sido bastante marketado, com preços até bem razoáveis (caso você não more no Brasil), porém nem todos (até onde eu posso ver) avaliaram o real custo-benefício da aquisição, se agora seria o melhor momento, etc e etc. Afinal, as dúvidas que a Microsoft deixou sobre o Xbox One foram muito mais evidentes, e acabaram facilitando na hora da escolha, para o bem e para o mal.
Sobre a Ubisoft, Guillemot comenta:
O que nós vemos é que este ano ainda está bom para o PS3 e o Xbox 360. Mas ano que vem, devido às rápidas vendas da nova geração, nós estaremos migrando para o novo hardware. Depois de 2015, será difícil criar games para aqueles sistemas.
Outras empresas tem feito mudanças similares, e mantido um discurso igualmente parecido sobre a rápida mudança para os hardwares mais avançados. No relativo a Nintendo, a empresa disse que o foco agora será em títulos que já possuam o interesse do público, a exemplo da franquia Just Dance, mas que no relativo à séries mais maduras, a Ubisoft irá parar após o lançamento de Watch Dogs, já confirmado para Nintendo Wii U.
Guillemot também comentou sobre o modelo de acesso antecipado à games, tal como ocorre na EA Access e Steam. Para o CEO o modelo é bastante interessante, pois possibilita o rápido feedback e permite a empresa receber inúmeras informações da comunidade gamer. Porém ele citou o impacto negativo no marketing porque com tantas pessoas já jogando, o evento de lançamento acaba sendo prejudicado.
(O que não chega a ser tão verdade, mas deixe estar)
(O que não chega a ser tão verdade, mas deixe estar)
Mais de 15 milhões de unidades de Xbox One e PS4 foram vendidas no mundo em apenas nove meses, número espantoso independentemente do lado que você tome as dores. Entretanto, são números ainda bem pequenos se comparados aos antecessores PS3 e Xbox 360, que ultrapassaram os 150 milhões.
Por exemplo, já temos a confirmação de Assassin's Creed: Unity para ambos os novos consoles, The Evil Within para os quatro consoles, Bloodborne para PS4, Rise of The Tomb Raider exclusivo para Xbox One com uma vaga promessa de ir para outras plataformas.. (In)Felizmente é tudo uma questão de paciência e quem tiver nervos de titânio, sobreviverá e verá.
Por exemplo, já temos a confirmação de Assassin's Creed: Unity para ambos os novos consoles, The Evil Within para os quatro consoles, Bloodborne para PS4, Rise of The Tomb Raider exclusivo para Xbox One com uma vaga promessa de ir para outras plataformas.. (In)Felizmente é tudo uma questão de paciência e quem tiver nervos de titânio, sobreviverá e verá.
Outro que sai pra PS4 e Xbox One, com um trailer um tanto quanto.. Comédia.
0 Comentários