Essa notícia tem um mix de tristeza, nostalgia e talvez de esperança com o futuro: a Ubisoft anunciou através de seu CEO, Yves Guillemot, que a partir de 2015 a empresa não lançará mais games para as plataformas da antiga geração. Em outras palavras, Playstation 3 e Xbox 360 não receberão novos games.
Diz-se que a medida se deve ao fato dos jogadores estarem migrando para a nova geração muito rapidamente, mas eu fico pensando se parte disso não é incentivado por uma espécie de terror psicológico baseado na velha obsolência programada, fazendo um produto durar não o que ele poderia durar, mas o que é mais conveniente durar.
Esse trecho dessa entrevista de Shuhei Yoshida, presidente da Sony, para o site Eurogamer fala sobre o espanto da empresa com as vendas tão rápidas do novo Playstation, o que pode nos ajudar a clarear um pouco das ideias:
É um pouco além da nossa imaginação. Estamos tão felizes. Mas eu pelo menos estou um pouco nervoso, porque não entendemos completamente o que está acontecendo. Você precisa entender por que seus produtos estão vendendo bem para que você possa planejar o futuro, certo? Ele (o PS4) desafiou o pensamento convencional. Quando você vê os novos jogos saindo e sendo anunciados na E3 e na Gamescom, eu acho que há uma razão boa o suficiente para um jogador acreditar que isto é algo que vale a pena investir.
Hm, são palavras pra se pensar. Certamente há bastante hype, pois muitas pessoas só compraram o PS4 porque era a coisa descolada a se fazer. O processo tem sido bastante marketado, com preços até bem razoáveis (caso você não more no Brasil), porém nem todos (até onde eu posso ver) avaliaram o real custo-benefício da aquisição, se agora seria o melhor momento, etc e etc. Afinal, as dúvidas que a Microsoft deixou sobre o Xbox One foram muito mais evidentes, e acabaram facilitando na hora da escolha, para o bem e para o mal.
Sobre a Ubisoft, Guillemot comenta:
O que nós vemos é que este ano ainda está bom para o PS3 e o Xbox 360. Mas ano que vem, devido às rápidas vendas da nova geração, nós estaremos migrando para o novo hardware. Depois de 2015, será difícil criar games para aqueles sistemas.
Outras empresas tem feito mudanças similares, e mantido um discurso igualmente parecido sobre a rápida mudança para os hardwares mais avançados. No relativo a Nintendo, a empresa disse que o foco agora será em títulos que já possuam o interesse do público, a exemplo da franquia Just Dance, mas que no relativo à séries mais maduras, a Ubisoft irá parar após o lançamento de Watch Dogs, já confirmado para Nintendo Wii U.
Outro que sai pra PS4 e Xbox One, com um trailer um tanto quanto.. Comédia.
0 Comentários