A petição criada no site Change.org pedindo a inclusão de Robin Williams em World of Warcraft atingiu o seu objetivo: a Blizzard Entertainment anunciou que o famoso RPG online ganhará um personagem baseado no ator e comediante, morto nessa segunda-feira aos 63 anos. Aos poucos surgem mais informações sobre o seu suicídio, a mais recente dá conta de que Williams sofria dos primeiros estágios do mal de Parkinson.

Usando a conta oficial do jogo no Twitter, a produtora prestou uma homenagem e confirmou a criação do NPC: "Obrigado. Você nos deu tanta alegria a nossas vidas, e esperamos que tenha aproveitado seu tempo em nosso mundo. Nos vemos no jogo".


Entusiasta dos games

Robin Williams não ficou conhecido apenas por filmes tais como "Aladdin", "Sociedade dos Poetas Mortos" e "Gênio Indomável". Ele inúmeras vezes demonstrou a paixão que tinha pelos videogames, onde Portal e The Legend of Zelda estavam entre seus favoritos, esse último servindo de inspiração para o nome de sua filha, Zelda Rae Williams, homenagem à princesa de Hyrule.

"Eu comprei um dos primeiros consoles da Nintendo, com uma TV enorme e o jogo 'Zelda'", disse o ator em entrevista quando mencionou o seu primeiro contato com a franquia. "E era incrível, viciante. Jogamos por horas e horas".

Em 2011, Robin e Zelda participaram de comerciais dos novos games da série, incluindo The Legend of Zelda: Skyward Sword, para Nintendo Wii.




Nova petição

No giro das petições, agora temos outra. Essa pede que a Nintendo torne Robin um dos NPCs do novo jogo da franquia Zelda, anunciado durante a E3 desse ano, mas sem data de lançamento definido. A ideia além de nobre é justíssima, dado o envolvimento do ator com a série.

"Robin era um ávido jogador de videogame, com grande amor por todas as coisas da Nintendo, e um amor especial por 'Legend of Zelda.' Ele deu o nome de Zelda à sua filha, justamente em homenagem à famosa princesa. Nintendo of America, recentemente, contratou os dois para uma série de anúncios dos jogos”, explica o australiano Nick Schaedel, criador da petição. Você pode assinar ela aqui, igual a mim.


Bullying nas redes sociais

Após a morte do pai, Zelda Williams deixou as redes sociais ao receber mensagens que a culpavam pela morte do ator, bem como imagens modificadas para mostrar o comediante com ferimentos em torno do pescoço. Segundo a polícia, Robin Williams teria se enforcado com um cinto e apresentava cortes no pulso.

“Peço desculpas. Eu deveria ter relevado. Deletar isso de todos os meus dispositivos por um longo tempo, talvez para sempre. O tempo dirá. Até mais”, escreveu Zelda em seu perfil no Twitter nessa quarta-feira. Além de deixar o microblog, ela também decidiu abandonar sua conta no Instagram:

"Entrar em nossas contas para pegar fotos do meu pai ou me julgar pela quantidade delas é cruel e desnecessário. Eu deixarei esta conta por um tempo enquanto me recupero e decido se devo ou não deletá-la. É um momento difícil, por favor tentem respeitar minha conta, as da minha família e as dos meus amigos", completou.

O Twitter já se manifestou a respeito do ocorrido: "Nós não toleramos abusos dessa natureza no Twitter”, afirmou Del Harvey, comandante da equipe de confiança e segurança do Twitter em comunicado enviado ao jornal americano Washington Post.

“Nós suspendemos um número de contas relacionadas com esse assunto por violar nossas regras e nós estamos no processo de avaliação sobre como podemos melhorar ainda mais nossas políticas para lidar melhor com situações trágicas como essa. Isso inclui expandir nossas políticas a respeito de auto-mutilação e informação privada, e melhorar o suporte aos familiares de usuários falecidos”, afirmou.


Veredito

Fico imensamente feliz com a atitude da Blizzard, mesmo sem ser jogadora de World of Warcraft. Além de ganhar pontos de carinho com os jogadores, a produtora presta de forma simples, mas super efetiva, uma homenagem ao grande artista que Robin Williams foi, independente do que disse ou do que fez. As pessoas fazem coisas, dizem coisas, mas se o talento é marcante tal como o do ator era, os prós superam qualquer contras.

Também sou uma das apaixonadas pela franquia The Legend of Zelda, e "Zelda" é sim um dos nomes que eu daria a uma futura filha. Por isso torço para que a Nintendo, sempre ligada nas reações de seus fãs, tome conhecimento da petição e faça o mesmo que a Blizzard. Seria emocionante encontrar com esse NPC durante o jogo.

Sobre os episodios com Zelda nas redes sociais, não existe palavras que descrevam o meu desgosto. Tal como eu falei, todos erram, afinal, somos seres humanos! O caso do ator é outro que chama a atenção para doenças emocionais tais como a depressão, que precisam ser encaradas com mais seriedade pra ontem. Esse tipo de doença é incrivelmente letal, pois muitas vezes é silenciosa, mata aos poucos, causa um trauma imenso para quem ficam, e um desgaste imenso para os que vão. O assunto é tudo, menos simples.

Por razões desse tipo eu tenho usado minhas redes sociais ao mínimo, só para cumprir as agendas do Super Efetivo e do Hardmetal Brasil. Já eramos péssimos em saber conviver e com o boom das redes sociais distorcemos essa ferramenta maravilhosa, passando a nos esconder atrás de um avatar falso, quando não dá ausência dele. Nos tornamos grandes covardes e perdemos o direito de exigir respeito por nossas dores, passadas ou futuras.

Respeito, tal como aprendemos ainda nos primeiros anos da escola, é uma via de mão dupla.