Ad Code

Responsive Advertisement

Dia internacional da mulher (metalhead)


Com o passar dos anos (desde 2004), comecei a ver que não era um fato tão incomum de uma garota ouvir som pesado, por mais que nunca fosse cem por cento aceito. Afinal nem os meninos vivem em mar de rosas. E no meio desse caminho que venho caminhando, descobri então a existência do que todos carinhosamente chamam de female fronted metal.

O conceito? É básico e óbvio: que os vocais sejam de uma mulher. Nisso a variedade de bandas torna-se grande, não fossem por algumas tendências que acabam por estereotipar a cena. Uma das principais -ou a principal- foi o surgimento cada vez mais frequente de bandas com orquestrações e vocais "operísticos" (uso de aspas porque propriamente dito não chegam a ser, mas lembram). Não que fosse um recurso exclusivo para bandas com mulheres, vide outras como Dark Moor e Rhapsody of Fire, cujos vocalistas são homens e o apoio orquestral está lá.

Mas é que acabou por virar algo "característico".

Eu diria que situações assim desviaram a atenção (não de todos, mas de uma parte) de cantoras feito a alemâ Doro Pesch, uma das primeiras vocalistas da música pesada, que nunca encarnou as "Sarah Brightmans do metal", mas que ainda assim cantava. Sou extremamente fã da Sarah também, e comecei a ouvir heavy metal através do Nightwish, mas entendam o raciocínio.

Com isso acabei por me afastar do som dessas bandas algum tempo, mas continuei a pedir aos céus por um pouco de mudanças, até que comecei a encontrar um som aqui e ali que me fizeram concluir minhas preces haviam sido atendidas. Resolvi então reunir nesse post uma lista com um pouquinho do que eu gosto, e que como já é de costume, recomendo à vocês:

Everytime It Rains
Considero um belo dueto entre a vocalista do Epica -Simone Simons- e o vocalista do Primal Fear, Ralf Scheepers. Um dos momentos onde a ruiva se destaca pela voz.

The Good Die Young
Uma parceria inusitada entre Klaus Meine do Scorpions e Tarja Turunen. Entretanto, eu recomendo a versão "Tarja" da canção, que para mim é mais coerente com o conceito de dueto.

S.O.S. (Anything But Love)
Aqui a vocalista do Lacuna Coil -Cristina Scabbia- empresta a voz para uma das músicas do Apocalyptica que eu mais gosto. É emotiva, bonita e sim, a Cristina canta.

The Heart of Everything
Uma das melhores músicas para mostrar que minhas preces musicais haviam sido realmente atendidas. Sharon Den Adel, conhecida pela voz suave colocou um pouco mais de agressividade na mesma e o resultado é digno de respeito. Ao menos do meu.

Thunderspell
Obviamente que eu não deixaria de citar a Doro, que conheci por indicação de uma amiga. Essa música é cheia de energia, com um refrão que pede para ser cantado.

Love Me In Black
A segunda música da Doro é uma balada boa de se ouvir. Igualmente recomendada.

April Rain
Já não faço mais idéia de como conheci o Delain, mas esse tipo de amnésia minha já tornou-se normal (risos). April Rain é parte do cd de mesmo nome, uma música que não é cheia de firulas sinfônicas, mas também não é musicalmente pobre. É simpática e agradável de ouvir.

Snow White Queen
Ainda que o Evanescence esteja em seu hiato Chinese Democracy, essa é uma das músicas que se eu voltar a ouvir a banda, não vou deixar de tocar aqui no Winamp.

10th Man Down
Sem dúvidas uma das melhores músicas do Nightwish, e nem acho que seria exagero considerar uma das melhores do female fronted metal. É meio sombria, meio assustadora..Incrível.

Cadence of Her Last Breath
Eu sempre gosto de citar músicas das duas formações do Nightwish porque faço questão de deixar bem claro que gosto de ambas. Cadence of Her Last Breath é uma das minhas música preferidas do Dark Passion Play.

Dare to Dream
Não preciso esconder de ninguém que a Shadowside é uma das bandas nacionais e femininas que mais rápidamente conquistou meu coração cantante (risos). Me identifico muito com a letra.

The Jesus Metal Explosion
O HB é uma banda finlandesa de metal cristã, que pelo trabalho mais recente em The Jesus Metal Explosion, ensina uma boa lição de como fazer metal sinfônico e melódico não-tão-clichê pra muita gente.

Killing My Dreams
Costumo Brincar que esse seria o Lacuna Coil sem a presença do Andrea, pois a vocalista do Elysion tem uma voz que me lembra a Cristina. Killing My Dreams tem uma presença razoável de sintetizadores e similares, mas isso só lhe acrescenta energia. Boa música para se aprender a cantar dessa banda grega.

The Truth
Dobradinha brasileira, começando pela banda gaúcha de Erechim, a Holiness. Stéfanie Schirmbeck é daquelas vocalistas que vai surpreender você positivamente.

The Place Where We Belong
E fechando a lista, outro nome brasileiro (e conterrâneo aqui do Rio de Janeiro), o Hydria. Parte do mais novo cd, Poison Paradise, The Place Where We Belong me cativou e fez repetir a música na primeira ouvida, algo que não acontece sempre.


À vocês leitoras do blog, parabéns por mais um 8 de Março. Façam com todos os seus dias sejam esse dia. É um conselho clichê que você não deve deixar de seguir.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement