A teoria
Confesso que eu fiquei bem surpresa quando descobri a existência do termo gamificação. A reação foi algo do tipo como assim eu, que me considero gamer, nunca tinha ouvido falar desse nome? Com o passar dos meses, o avanço da minha monografia e a necessidade de me aprofundar no tema, eu aprendi conceitos e entendi porque mesmo sendo algo ligado ao universo dos jogos, o tema vinha passando batido do público gamer em geral.
O problema é que os gamers já conheciam/conhecem a gamificação, ela só não tinha dado as caras com um nome específico.. E mesmo agora que ela o fez ainda existe uma discussão quente, pois o sistema não tem palavra oficial em português. Gameficação, ludificação, gamificação, gamification, com cinco minutos de pesquisa você acha vários sites usando palavras diferentes, porém referindo-se a mesma coisa. (!)
Mas independente do nome, uma coisa eu posso te dizer: gamificar consiste em usar mecânicas tiradas de jogos no ambiente corporativo, com diferentes objetivos. Promover o engajamento entre os usuários de um produto ou serviço, aumentar a produtividade, facilitar a prendizagem e a participação dos trabalhadores de uma empresa, e por aí afora. A parte mais legal disso é a ironia, pois apesar do sistema ter origem no entretenimento, a gamificação é adotada por empresas de diferentes setores, alguns sem qualquer ligação com os videogames.
Saúde, educação, sistema público, não importa. Qualquer um pode se beneficiar da gamificação, desde que entre outros fatores, observe esses: os três pilares da gamificação :
1) Pontos
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Fonte: Arcadequarter Master |
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Lojinha que aparece entre uma das fases |
2) Quadro de líderes
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Fonte: Tabela do Brasileirão |
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Fonte: Youtube |
Ok. Na real qualquer first person shooter (tiro em primeira pessoa) se encaixaria aqui (Battlefield, Medal of Honor, Halo), só peguei Call of Duty por preguiça popularidade. Na imagem acima você vê o leaderboard de uma partida, ou trocando em miúdos, um quadro de líderes. O que determina as posições de jogadores é, pura e simplesmente o saldo entre derrotas (wins) e derrotas (losses).
3) Troféus
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Fonte: Destructoid |
Mas a gamificação só serve para empresas?
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