De todas as evoluções vividas pela indústria dos videogames, sem dúvida é a evolução visual que mais impressiona: saímos do gráfico simples e pixelado da Atari para as imagens super realistas de Final Fantasy XV. Entretanto, nem só de melhorias visuais dentro dos jogos vivem os jogos.

Artworks e concept arts também mostram como a forma de criar ou recriar os nossos personagens favoritos mudou, e mudou para a melhor. Traços, rabiscos, sketchs, programação, animação, as formas de criar um cenário ou sobrancelha mudaram, aumentaram, exigindo mais dos artistas que se tornam profissionais incrivelmente talentosos e capazes de fazer verdadeiras obras de arte.

Na coluna High Score eu quero explorar um pouco desse mundo. Hoje começo mostrando a evolução das capas de um dos games mais importantes da história dos shooters: GoldenEye 007.



Em 1997 a Rare produziu o game de tiro em primeira pessoa baseado no 17° filme da franquia James Bond: 007 Contra GoldenEye (título no Brasil), lançado exclusivamente para o Nintendo 64 e tornando-se o terceiro game mais vendido da história do console, perdendo apenas para Mario Kart 64 e Super Mario 64. Nele o jogador assume o papel do agente secreto britânico James Bond (duh), enquanto Bond luta para impedir um sindicado criminoso de usar uma arma espacial (tradução livre) contra Londres e causar um colapso financeiro global.

Dito isso, vamos a elas. Para ver a capa de Nintendo 64 na resolução original, é só clicar na imagem. Já as outras, é só clicar em next e prev. Créditos ao fantástico FreeCovers.net, de onde vieram 98% das imagens.

Nintendo 64 (1997)

Entre vários feitos, o debut foi um dos pioneiros na combinação entre missões single player atmosféricas e elementos stealth. O game Perfect Dark é considerado o seu sucessor espiritual por conta dos elementos herdados.



Playstation 2, GameCube, Nintendo DS e Xbox (2004)

Apesar do nome e de pertencer ao universo James Bond, "Rogue Agent" não possui relação com o filme ou a versão de 1997. Na trama, o nome GoldenEte é dado ao protagonista (o ex-agente do MI6, Jack Hunter) após perder um dos olhos e ganhar um substituto cibernético de cor dourada.




Nintendo Wii, DS, Playstation 3 e Xbox 360 (2010)

É uma releitura do filme com poucas diferenças, mantendo as bases da história, mas recontando de uma forma que faz sentido na interpretação de Daniel Craig. O game também apresenta elementos modernos tais como ambientes destrutíveis e regeneramento de saúde.




Gostou do post? Deixe o seu comentário! E claro, não deixe de seguir o Super Efetivo no Facebook.