A guerra entre consoles acaba de ganhar um novo capítulo: foi anunciado na manhã de hoje durante a Gamescom que Rise of The Tomb Raider, o futuro novo capítulo das aventuras de Lara Croft, será exclusivo do Xbox One. Boom.
Ok, não fico claro, entrentanto, se o caso é de um exclusivo definitivo. Produtoras e empresas feito Microsoft e Sony são famosas pela infame linguagem ambígua, o que infinitas vezes deixa a verdade encoberta e os fãs confusos. O jornalista Geoff Keighley, que está na Alemanha para fazer a cobertura do evento, sondou a Microsoft na esperança de descobrir alguma coisa, porém sem sucesso:
Spoke to many people here at Xbox press conference on Tomb Raider. Official line is that the game is "exclusive on Xbox for holiday 2015."— Geoff Keighley (@geoffkeighley) 12 agosto 2014
"Férias de 2015." Só Freud explica. Talvez o game saia para PCs e Playstation alguns meses depois, talvez não. Ainda assim, é possível entender a reação tão negativa dos fãs de Playstation, irritados tanto com a Microsoft quanto com a Square Enix, editora responsável pelos jogos de Tomb Raider, franquia cujos lançamentos sido focados no Playstation há anos. Ainda lembro da primeira vez que vi a saudosa Lara de polígonos no PS1.
Keza MacDonald do Kotaku UK acredita que tudo isso é uma ideia muito ruim:
Há uma razão para estes acordos serem cada vez mais raros: geralmente são uma má ideia. Independente de quais forem os benefícios que Rise of the Tomb Raider e sua editora irão ganhar com a parceria exclusiva, os jogadores são os únicos a perder.
Na intenção de (tentar) acalmar os ânimos, Darrell Gallagher, chefão da produtora Crystal Dynamics, soltou um comunicado no Tumblr oficial do jogo. Segue o texto:
“Cara Comunidade Tomb Raider,Como vocês devem ter visto, nós acabamos de anunciar que Rise of the Tomb Raider, que chega nas férias de 2015, sairá exclusivamente no Xbox. Consideramos todos vocês como parte da alma de Tomb Raider e do trabalho que fazemos na Crystal. Eu gostaria de dar-lhe algumas informações sobre esta decisão, e por que achamos que isto é a melhor coisa para a sequência de Tomb Raider que estamos criando.O Tomb Raider de 2013 foi um sucesso em grande parte devido ao seu contínuo apoio, e o nosso objetivo sempre foi o de oferecer algo verdadeiramente especial com Rise of the Tomb Raider. O anúncio de hoje com a Microsoft é um passo para nos ajudar a colocar Tomb Raider no topo dos jogos de ação e aventura. Nossos amigos da Microsoft sempre viram um enorme potencial em Tomb Raider, e acreditaram em nossa visão desde o nosso primeiro trabalho com eles, em seu palco na E3 2011.Sabemos que eles estarão ao nosso lado neste jogo mais do que qualquer apoio que tivemos deles no passado – nós acreditamos que este será um passo para transformar a marca Tomb Raider em uma das maiores dos videogames. Sempre com a ajuda, a confiança e o apoio de um grande parceiro como a Microsoft.Isso não quer dizer que estamos caminhando para longe de nossos fãs que só jogam no PlayStation ou no PC. Essas são grandes sistemas, com grandes parceiros e comunidades surpreendentes. Temos Lara Croft and the Temple of Osiris vindo para essas plataformas em dezembro, e Tomb Raider: Definitive Edition já está no PS4.Sabemos que há provavelmente muitas outras perguntas e preocupações. Por favor envie-nos, e nós vamos responder da melhor maneira possível. Enquanto isso, nós estamos fazendo de tudo para tentar fazer algo realmente especial – o mais ambicioso jogo Tomb Raider já produzido”.
"Isso não quer dizer que estamos caminhando para longe de nossos fãs que só jogam no PlayStation ou no PC." Ah, a ambiguidade que mata os nossos corações. Não há dúvidas de que além de "confiança e apoio" também há uns bons milhões de obamas envolvidos na parceria, a ponto de fazer tanto a Crystal Dynamics tomar uma decisão dessas. Seria para rivalizar com o aguardadíssimo Uncharted 4? Mistério.
(Lembrando que Uncharted 4 será exclusivo para Playstation 4)
Resta a nós, gamers, aguardar o frigir dos ovos, mesmo sendo impacientes como só nós somos. Enquanto isso, não dói rir com algumas reações dos fãs e rever o incrível trailer do game:
Rise of the Tomb Raider is now exclusive to Xbox One. Square Enix clearly wants the game to be uncharted: as in, not entering the charts.
— CEO Kaz Hirai (@KazHiraiCEO) 12 agosto 2014
If the new Tomb Raider ever does come to PS4, they should call it Rerise of the Tomb Raider.
— Matthew Green (@PressTheButtons) 12 agosto 2014
Ive bought every Tomb Raider game to date and now its exclusive to a console I dont own. Lara totally just dumped me. *Cries into icecream*
— pandamusk (@pandamusk) 12 agosto 2014
(o meu tweet favorito até o momento)
"Hello Microsoft, this is Square Enix. We were wondering, do you know any ways we could at least halve sales of Tomb Raider? ... You DO?!"
— John Walker (@botherer) 12 agosto 2014
EDIT (13/08): foi confirmado que sim, a exclusividade para Xbox One e Xbox 360 é real, mas que não, ela não é definitiva. O Rise of The Tomb Raider será lançado para Playstation 4, mas não se sabe depois de quanto tempo. O lançamento continua mantido para o final de 2015.
0 Comentários