5- BRAWL STARS

Conhecida no mercado de jogos mobile com nomes feito Clash Royale e Clash of Clans, a Supercell se prepara para lançar seu próximo jogo: Brawl Stars. O jogo de tiro conta com diferentes modos e opções de batalhas solo, e dupla ou trio, onde os embates acontecerão em partidas de menos de três minutos.

Embora o lançamento oficial da Brawl Stars seja apenas em dezembro, a Supercell já colhe os frutos do sucesso inicial: foram mais de cinco milhões de pré-registros em apenas um dia, e três milhões de downloads no soft launch. Este, por sua vez, já rendeu o lucro de US$ 6.5 milhões para empresa.

4- PUBG MOBILE

Após faturar US$ 714 milhões (R$ 2.7 milhões) em 2017 e ser um dos destaques dos jogos de Battle Royale, Playerunknown’s Battlegrounds (PUBG) deu outro passo importante na expansão do seu sucesso. Em março de 2018 foi lançado PUBG Mobile, versão do jogo para dispositivos Android e iOS.

Com US$ 75 milhões (R$ 291.4 milhões) em receita arrecadados até setembro, PUBG Mobile chegou aos 20 milhões de jogadores ativos globais em apenas seis meses. Em 2018 foi anunciado o PUBG Mobile Star Challenge, cuja final mundial acontece em 29 de novembro. Ao todo, o torneio dará US$ 600 mil (R$ 2.3 milhões) em premiação, uma das maiores do esport mobile.

3- FORTNITE

Apesar de movimentar mais o competitivo em outras plataformas, Fortnite é outro nome que fez a transição para dispositivos móveis e viu muito sucesso nela. Lançado em março para dispositivos iOS, apenas na plataforma da Apple a Epic Games obteve o lucro de US$ 350 milhões (R$ 1.3 milhão) até o começo de novembro. Em 138 dias de lançamento, o jogo alcançou mais de 100 milhões de downloads.

Já o seu lançamento para dispositivos Android levantou polêmica, pois foi lançado fora da Google Play. Ainda assim, o fato não se mostrou problema: ainda na fase onde os jogadores podiam entrar apenas com convite, o jogo arrecadou US$ 60 milhões (R$ 233.6 milhões).


2- ARENA OF VALOR
Arena of Valor foi lançado em 2017 no Ocidente, e logo tornou-se um fenômeno. Só em abril deste ano a Tencent obteve US$ 185 milhões (R$ 720.4 milhões) de receita com o jogo, e tem movimentado times de todo mundo nas competições. AoV foi um dos jogos a ter torneio disputado nos Jogos Olímpicos Asiáticos de 2018, um momento histórico dividido com nomes feito League of Legends e Clash Royale.

Em 2018 também foi disputada a primeira Copa do Mundo de Arena of Valor, com premiação de US$ 500 mil (quase R$ 2 milhões). Já em agosto foi anunciada a Season 2 da Valor Series, que pela primeira vez contou com divisão na América do Sul. Nas finais, disputadas em São Paulo, foi definido o time que irá representar a região no Campeonato Internacional - e ele será brasileiro, a Nova Esports. Em jogo estará, além do título, a premiação de US$ 600 mil (R$ 2.3 milhões).

1- CLASH ROYALE

O grande nome dos jogos competitivos mobile segue em sua crescente dentro dos esports. Clash Royale esteve no centro das atenções com a Clash Royale League, que irá disputar as finais mundiais em dezembro. Foram 656 mil espectadores na temporada regular sul americana, com pico de 8.11 milhões na temporada regular chinesa.

Com campeão mundial mexicano e torneio na Brasil Premier League, o jogo foi o esport mobile mais assistido de 2017. Ainda este ano será disputada a final regional do Red Bull M.E.O., onde um brasileiro será classificado para representar o país na final mundial do torneio em 2019. Nos números, em julho deste ano o jogo da Supercell chegou aos US$ 2 bilhões (R$ 7.7 bilhões) de receita após dois anos de lançamento.